Data da Formação: 10 de maio de 2022
O objetivo do Programa de Recuperação e Aprofundamento e dos projetos de Reforço e Recuperação, Aprender Juntos, Além da Escola e de Recuperação Intensiva é garantir aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes.
Por conta do impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes, em 2022 a principal referência do que os estudantes devem aprender é a matriz de habilidades essenciais, que inclui:
– habilidades essenciais do ano/série que estudante está cursando;
– habilidades de anos/séries anteriores que são pré-requisito para o estudante aprender as habilidades selecionadas do ano e avançar na trajetória.
Para tentar amenizar esta situação, foi criado o Projeto “Aprender Juntos”, para apoiar os estudantes, especialmente os que mais precisam. Com isso será essencial desenvolver um trabalho pedagógico de acordo com suas necessidades, considerando o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes no que se refere aos diferentes objetos do conhecimento.
Nossa segunda formação teve o foco em Matemática com os seguintes objetivos:
❑ Reconhecer relações entre Programa de Recuperação e Aprofundamento e projetos para melhoria da aprendizagem
❑ Aprofundar conhecimentos relativos a atividades diferenciadas de Matemática que buscam o engajamento dos estudantes.
❑ Subsidiar os professores e PCAE na análise dos resultados das avaliações internas e externas, e nos reagrupamentos dos estudantes.
❑ Subsidiar profissionais a planejarem e realizarem atividades diferenciadas de matemática, para os diferentes níveis de aprendizagem, a fim de promover o engajamento e a aprendizagem dos estudantes.
❑ Refletir sobre diferentes vias de abordagem da matemática, no âmbito do “Projeto Aprender Juntos”: resolução de problemas, história da matemática, uso de jogos e tecnologias, dentre outros.
❑ Refletir sobre como fortalecer a implementação do Programa de Recuperação e Aprofundamento e projetos para recomposição da aprendizagem, em especial o Aprender Juntos, a partir do diagnóstico dos desafios e proposição de melhorias.