CEEJA CLARA MANTELLI

Perguntas Frequentes

 

1. O que é o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA?
Trata-se de uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, com o objetivo de oferecer cursos de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com presença flexível.

O CEEJA é destinado ao público de alunos maiores de 18 anos, que não cursaram, ou, não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio.

2. Como funciona o CEEJA?
No CEEJA o atendimento é individualizado, a presença do aluno é flexível, sendo necessário realizar as avaliações (modulares e finais), oficinas de cada disciplina e itinerários formativos (Novo Ensino Médio). Recomenda-se 01 comparecimento semanal para desenvolvimento das atividades previstas. O CEEJA funciona de 2ª a 5ª feira, nos três turnos: manhã, tarde e noite, das 9h às 22h.

3. Qual a idade mínima para matrícula no CEEJA?
O CEEJA somente efetuará matrícula do candidato que comprovem ter no mínimo 18 anos no ato da matrícula, assim poderá dar continuidade em seus estudos.

4. Em que época do ano deve ocorrer a matrícula no CEEJA?
O interessado deverá realizar inscrição na secretaria do CEEJA Dona Clara Mantelli, para efetivação da matrícula, às 6ª feiras, das 9h às 15h, com entrega de senha, de janeiro a novembro.

5. Estudos realizados pelo aluno e concluídos com êxito poderão ser aproveitados?
Sim, poderão ser aproveitados, desde que devidamente comprovados, estudos realizados pelo aluno e concluídos com êxito em:
I – cursos de frequência flexível e atendimento individualizado, oferecidos por instituições de ensino, públicas ou privadas, inclusive de outros Estados, desde que devidamente validados pelos órgãos de competência;
II – telessalas;
III – exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, realizados pela Secretaria da Educação ou por instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou de outros Estados, para comprovação do ensino fundamental;
IV – disciplinas e/ou área de conhecimento onde tenha obtido êxito, (eliminada) por meio de exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, realizados:

a. pela Secretaria da Educação ou por instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou de outros Estados;
b. exames em nível nacional promovidos pelo Governo Federal (ENEM e ENCCEJA);
c. cursos de educação a distância ministrados por instituições de ensino credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou por instituições de ensino de outros Estados, devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo respectivo sistema de ensino e validadas pelos órgãos de competência;
d. regime de promoção parcial no ensino regular.
6. Quais documentos tenho que levar para fazer a matrícula?
Para realizar a matrícula no CEEJA é necessário levar os documentos listados abaixo (original e cópia/xerox):

• RG
• CPF
• 3 fotos 3×4
• Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio.
• Comprovante de residência com CEP atualizado.
• Para aqueles que irão cursar o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), deverá trazer uma xérox do histórico escolar do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano).
• Para aqueles que irão cursar o Ensino Médio, trazer a xérox do histórico escolar do Ensino Fundamental Anos Finais. (6º ao 9º ano).

7. Já sou aluno, preciso de atendimento na secretaria, quando poderei comparecer?

Como estudante, precisando realizar algumas das ações abaixo, deve comparecer na secretaria da escola às 3ª ou 4ª feiras, das 9h às 15h com entrega de senha.
• Renovar a matrícula por ter ficado mais de 30 dias sem realizar atividades nas disciplinas.
• Solicitar transferência, caso não queira mais estudar no CEEJA.
• Solicitar cadastro no SPTRANS.
• Solicitação de 2ª via de documentos, inclusive novo passaporte.
• Entrega de documentos, já solicitados devidamente protocolados.

8. Terminei todas as oficinas e avaliações, qual dia da semana devo comparecer na secretaria para entregar meu passaporte e encerrar meus estudos no CEEJA?
• Deve comparecer às 2as ou 5as feiras, das 9h às 15h. Neste momento, você receberá uma declaração de conclusão, com validade nacional por seis meses.

9. Já entreguei meu passaporte, já encerrei meus estudos, qual dia devo comparecer na secretaria para retirada de histórico e diploma?
Você pode comparecer, com protocolo e RG, na secretaria de 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª feira, das 9h às 15h, com entrega de senha.

IMPORTANTE

“Preferencialmente não trazer crianças e acompanhantes ao CEEJA inclusive no dia de matrícula”
Não realizamos matrículas sem os documentos solicitados.
A matrícula só poderá ser feita pelo próprio estudante, por seus pais ou por meio de procuração com firma reconhecida em cartório.
A matrícula é um processo minucioso, que demanda certo tempo para sua realização.

10. Quais as legislações que autorizam este tipo de ensino?

• O CEEJA segue as seguintes legislações:
Lei nº 9.394/96
• Resolução CNE/CEB nº 01/00
• Resolução CNE/CEB nº 03/10
• Resolução SE nº 75/2018
• Resolução SE nº 119/2021

Direção: Professora Rosemary Fernandes Fraga
Vice – Direção:
Coordenação de Gestão Pedagógica: Professora Márcia Sales Barros
Endereço: Avenida Alcântara Machado, 4188 – Belém (Próximo a Estação do Metrô Belém)
Facebook: https://www.facebook.com/claramantellioficial