CEEJA CLARA MANTELLI

Perguntas Frequentes

     

  1. ​O que é o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA? 

    É uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, com o objetivo de oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O CEEJA é destinado ao público de alunos trabalhadores que não cursaram ou não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

  2. Como funciona o CEEJA? 

    No CEEJA o atendimento é individualizado, a presença do aluno é flexível, sendo necessário realizar as avaliações parciais e finais, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês para desenvolvimento das atividades previstas pelas disciplina. O CEEJA funciona de 2ª feira a 6ª feira, nos três turnos: manhã, tarde e noite.

  3. Qual a idade mínima para matrícula no CEEJA? 

    O CEEJA somente efetuará matrícula de candidato que comprove ter, no momento da matrícula inicial ou para continuidade de estudos, em qualquer etapa do Ensino Fundamental ou do Médio, a idade mínima de 18 anos completos.

  4. Em que época do ano deve ocorrer a matrícula no CEEJA? 

    O interessado deverá realizar inscrição em qualquer Escola Pública Estadual e aguardar contato da secretaria do CEEJA para efetivação da matrícula, obedecendo a ordem de inscrição e as vagas disponíveis.

  5. Estudos realizados pelo aluno e concluídos com êxito poderão ser aproveitados? 

    Sim, poderão ser aproveitados, desde que devidamente comprovados, estudos realizados pelo aluno e concluídos com êxito em: 
    I – cursos de frequência flexível e atendimento individualizado, oferecidos por instituições de ensino, públicas ou privadas, inclusive de outros Estados, desde que devidamente validados pelos órgãos de competência;
    II – telessalas;
    III – exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, realizados pela Secretaria da Educação ou por instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou de outros Estados, para comprovação do ensino fundamental;
    IV – disciplinas e/ou área de conhecimento onde tenha obtido êxito, (eliminada) por meio de exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, realizados:

      a. pela Secretaria da Educação ou por instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou de outros Estados;
    b. exames em nível nacional promovidos pelo Governo Federal (ENEM e ENCCEJA);
    c. cursos de educação a distância ministrados por instituições de ensino credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou por instituições de ensino de outros Estados, devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo respectivo sistema de ensino e validadas pelos órgãos de competência;
    d. regime de promoção parcial no ensino regular.
  6. Quais documentos tenho que levar para fazer a matrícula? 

    Para realizar a matrícula no CEEJA é necessário levar os documentos listados abaixo (original e cópia/xerox​​): 
    • RG 
    • CPF
    • 3 fotos 3×4
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • Comprovante de Residência com CEP atualizado 
    • Histórico Escolar Original (retirar na escola onde cursou a última matrícula) 
    • Para matrícula no Ensino Médio, apresentar Histórico Escolar do Ensino Fundamental com lauda (publicação do Diário Oficial do Estado – DOE ou Gestão Dinamica de Administração Escolar – GDAE). 

    IMPORTANTE

             “Preferencialmente não trazer crianças e acompanhantes ao CEEJA inclusive no dia de matricula
    Não fazemos matriculas sem os documentos pedidos.
              A matrícula só poderá ser feita pelo próprio aluno.
              A matricula é um processo minucioso, que demanda certo tempo para sua realização.​
  7. Quais as legislações que autorizam este tipo de ensino? 

    O CEEJA segue as seguintes legislações:
    • Lei nº 9.394/96
    • Resolução CNE/CEB nº 01/00
    • Resolução CNE/CEB nº 03/10
    • Resolução SE nº 75/2018

Endereço: Avenida Alcântara Machado, 4188 – Belém (Próximo a Estação do Metrô Belém)
Facebook: https://www.facebook.com/claramantellioficial

Blog: https://ceejadonac​laramantelli.blogspot.com.br/​