NÚCLEO PEDAGÓGICO

Responsável – Núcleo: Margareth

Equipe: ​​Alcebides, Andréia, Cátia, ​Cecília, Cláudia,  Donizetti, Dulcinéa, Gislaine, Maria Carolina, Neusa, Olga, Roberta, Rosana, Rose, Sandra Araújo, Sandra Azevedo, Tatiana, Valentina, Xenia.

Atribuições:

​I – implementar ações de apoio pedagógico e educacional que orientem os professores na condução de procedimentos relativos a organização e funcionamento do currículo nas modalidades de ensino;
II ­‐ orientar os professores:
a) na implementação do currículo;
b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos;
III – avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários;
IV ­‐ acompanhar e orientar os professores em sala de aula, quando necessário, para garantir a implementação do currículo;
V ­‐ implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relativos à área de atuação que lhes é própria;
VI ­‐identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
VII ­‐ participar da implementação de programas de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos
Professores;
VIII ­‐ acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas;
IX – promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e outras atividades para divulgar e capacitar professores na utilização de materiais pedagógicos em cada disciplina;
X ­‐ participar do processo de elaboração do plano de trabalho da Diretoria de Ensino;
XI – elaborar o plano de trabalho do Núcleo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos alunos;
XII ­‐ orientar, em articulação com o Centro de Atendimento Especializado, do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
XIII – acompanhar o trabalho dos professores em suas disciplinas e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho em cada disciplina;
XIV -­ organizar o acervo de materiais e equipamentos didático­‐pedagógicos;
XV ­‐ articular com o Centro de Biblioteca e Documentação, do Centro de Referência em Educação “Mário Covas”​ ­‐ CRE, e com as escolas a
implantação e supervisão das salas de leitura;
XVI ­‐ analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação básica, no âmbito da
área de atuação que lhes é própria.