EDUCAÇÃO para RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

EDUCAÇÃO para RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

        O estudo das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana busca o reconhecimento e a valorização da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros. Por isso, efetivar essa prática é garantir os direitos de cidadãos, a importância e a igualdade de valorização da nação brasileira especialmente das matrizes africanas e indígena.

          Desse modo, a aprendizagem sobre a História e Cultura Afro-Brasileira é além de ensinar que a África é o berço da humanidade e contar peculiaridades da África que ainda são pouco conhecidas entre nós. Em outras palavras, que nossos alunos saibam da rica contribuição da cultura africana nos aspectos artístico, econômico, social e entre outros.

           Nessa perspectiva, o estudo da Cultura Indígena, também, se encaminha em uma aprendizagem sobre a história dos primeiros habitantes do Brasil e de sua marginalização progressiva, histórica, geográfica e cultural. Refletir em relação a essas questões e questionar os estereótipos construídos ao longo de séculos, quanto apresentação da identificação dos autóctones latinos americanos é um importante exercício de reconhecimento dessas etnias/nações em território nacional.

       Por fim, propiciar aos estudantes a compreensão do conhecimento dos africanos e indígenas, tal como de seus ascendentes e descendentes na participação, contribuição e construção da história do Brasil.

Textos – Clique Aqui

Exposição ERER – Clique Aqui

OT 17-04-19 – Clique Aqui

Vídeos – Clique Aqui