Escola da Família – Virada Inclusiva – dezembro

Diretoria de Ensino: DER Leste 5            Virada Inclusiva – dezembro

No nosso Calendário do Programa Escola da Família 2018 do Programa Escola da Família está prevista a Virada Inclusiva nos dias dois e três de dezembro. E como parte da programação estão previstas ações do eixo esporte com ênfase no tema Inclusão.  Podemos também desenvolver outras ações como seminários, palestras e cursos sobre relações étnico-raciais; a Semana Mais Esporte, dedicada ao esporte e atividades de integração, entre outras atividades.

Ações afirmativas possuem a missão de eliminar pouco a pouco as disparidades existentes por conta da desigualdade e marginalização que acometem mulheres, indígenas, pessoas negras ou com deficiência, entre outras. É por meio de ações afirmativas que esses grupos passam a integrar espaços antigamente não acessíveis. As ações afirmativas provam que o preconceito não tem vez e que as diferenças agregam e fazem com que o todo cresça, melhore e progrida.

1 -Atividades realizadas

•  Passeata Superação (dentro do espaço da escola)

Passeata com pessoas com e sem deficiências.

Tênis de mesa adaptado
Futsal adaptado
Vôlei sentado

Festival de judô, muay thai ou karatê adaptado

Demonstração de golpes adaptados utilizados em competição de deficientes visuais, com orientação do professor (a).

Jogo de Xadrez para Deficientes Visuais

Demonstração de tabuleiro e peças adaptadas para deficientes visuais.

Dança sem Fronteiras

Vivência de dança com uma abordagem que foca a cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade.

Em todas escolas ao finalizar as ações foi realizada roda de conversa sensibilizando a comunidade a respeito da relevância da inclusão, sobre as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência na vida em sociedade e sobre a necessidade de adequação dos espaços.

2  – Conquistas

Promoção da cidadania, respeito e inclusão social com conscientização, incentivo para práticas inclusivas na sociedade e integração com a Semana Letiva na prática de esportes adaptados e participação e interação da comunidade nas ações propostas.

Registros

COORDENAÇÃO REGIONAL DO PEF