Instituto Liberta – Exploração Sexual Infantil

Exploração Sexual Infantil: Prevenção e Reação

 

Instituto Liberta

 

Com o advento das novas tecnologias nos últimos vinte anos a visibilidade virtual e o acesso amplo a internet multiplicaram-se os meios de se propagar a exploração sexual e o abuso nas mais diversas formas.

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura e o Instituto Unibes Cultural promoveram com o Instituto Liberta um seminário sobre Exploração Sexual Infantil realizado no último dia 23 de novembro com a participação de professores, gestores e dirigentes de todo o estado de São Paulo.

O Seminário abordou a Importância da educação para a prevenção em todos os seguimentos das escolas públicas e privadas do país uma vez que os casos notificados apresentam um preocupante aumento nos índices em todo o país.

Os profissionais da educação são elementos especiais nesta situação. São profissionais que estão em contato diário com as crianças e os adolescentes das escolas diariamente e são, não raro, fora do círculo familiar, os que mais conhecem de perto a realidade deles.

Por isso a importância extrema na capacitação desses profissionais para a educação dos estudantes visando a prevenção de situações e ações de exploração sexual bem como na orientação de inúmeros questionamentos tão comuns dos alunos, no tocante a diversos tópicos referente a sexualidade.

Neste importante encontro, abordou-se ações de Prevenção e Reação (informação/educação/ação e reação) em casos de exploração no Brasil e no mundo, visando sempre a educação e a informação como ferramentas mais importantes na prevenção do abuso e da exploração sexual infantil e adolescente.

As redes de proteção foram citadas pelas promotoras palestrantes como extremamente importantes na fase inicial de indicação dos casos pelos profissionais de educação ( ou qualquer outra pessoa que que queria denunciar) e em caso de os conselheiros tutelares não reagirem imediatamente na proteção à vítima, indicaram a ida à promotoria de justiça ou a Vara da Infância e da Juventude além do Disque 100  (Serviço público de denúncias anônimas que chega à vítima apontadas -através das redes de proteção–  em até 48 horas após o contato com a central).

As Promotoras Fabíola Sucasas do Grupo de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Luciana Bergamo Promotora de Infância e da Juventude para o Setor de Interesses difusos e Coletivos do Ministério Público de São Paulo, ressaltaram a importância dos profissionais da educação, em especial o professor,  nas escolas no primeiro contato das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade , afirmando que professores tem papel importantíssimo nesse contato porque, na maioria das vezes, é o único profissional adulto em que a criança /adolescente pode confiar.

A Diretora presidente do instituto Luciana Temer, colocou a importância de se manter a criança e o adolescente na escola – uma negativa à manifestação de alguns setores da sociedade em se implantar o Ensino doméstico – ressaltando também em sua fala a importância inestimável do professor

O fechamento do evento foi com a premiação do concurso promovido pelo Instituto Liberta sobre Prevenção a Exploração Sexual e Abuso infantil, ação para fomentar projetos de prevenção de Exploração Sexual na Rede Pública Estadual.

Antonio Osório Reis Bahia

Vice-Diretor do Programa Escola da Família