Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado

 

No dia 28/08/2019 ocorreu a Orientação Técnica Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado para os Professores Coordenadores (PC) do Ensino Médio, dos anos Finais, da vinculadora com a Fundação C.A.S.A e do CEEJA Clara Mantelli.  

A OT teve por objetivo:

      •      Abordar o documento da SEDUC proposto pelo DEMOD (Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado) para o replanejamento;

      •      Orientar quanto as adaptações curriculares na rotina escolar para os alunos público-alvo;

      •      Orientar quanto a importância dos registros dos alunos público-alvo;

      •      Contribuir para a estruturação o Plano de Ensino Individualizado (PEI).

 

O DEMOD é composto pelos Centros:

      •      CEJA: Centro de Educação de Jovens e Adultos

      •      CAPE: Centro de Atendimento Pedagógico

      •      CINC: Centro de Inclusão Educacional

Na formação destacou-se a importância dos procedimentos de Reconhecimento, Atendimento, Orientação e Acompanhamento orientados pelo CINC, em relação às comunidades indígenas, comunidades quilombolas, populações prisionais, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, comunidades do campo, estudantes imigrantes e itinerantes, outros que requeiram atenção. Nesse sentido houve apresentação das ações realizadas com alunos imigrantes na E.E. Branca de Castro do Canto e Mello; apresentação de especificidades da Fundação C.A.S.A que possui a EJA Presencial em classes multisseriadas, CEEJA Clara Mantelli e EJA Presencial. Na oportunidade também foi proposta uma reflexão sobre a vulnerabilidade juvenil abordando os setores da nossa regional.

 Os link abaixo podem contribuir com a temática.

Referenciais:

Fundação C.A.S.A e Medida Socioeducativas

https://deleste5.educacao.sp.gov.br/fundacao-casa-centro-de-atendimento-socioeducativo-ao-adolescente

Alunos Imigrantes:

https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/10/imigrantes_1documento-orientador-estudantes-imigrantes-verso-de-15-09-2017.pdf

Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/juventude/PUBLICACOES/SNJ%20-%20Indice%20de%20Vulnerabilidade%20Social%20Juventude%20-%202017.pdf

Em um segundo momento houve um aprofundamento sobre orientações específicas da Educação Especial, referente a importância dos Anexos propostos pela Instrução CGEB – Resolução SE nº 61/2014 com foco na importância da adaptação curricular.

Também propomos uma reflexão quanto à metodologia utilizada nas aulas e os recursos aplicados com o público-alvo.

Tratamos sobre as ferramentas para registro e quais os melhores mecanismos utilizados junto aos alunos deficientes.

 

Referências:

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2091#myModal

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006 no art. 24

Constituição Federal, 1988 (art. 206 e 208).

Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Meta 4)

Plano Estadual de Educação – (PEE) (Meta 4)