Publicado em: 10 de novembro de 2017 às 14:21
Segundo a revista (IN) formação Nº 10, do Programa Escola da Família, de uns anos para cá, a trilogia Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, sinonimiza as cores da prevenção, da sensibilização, do esclarecimento. Nesses meses de campanhas são realizados eventos de pequena ou grande magnitude que acontecem em praticamente todo o mundo, sempre com foco na conscientização e na possibilidade de uma vida com qualidade, que ofereça a todos o acesso a informações e exames preventivos.
No Brasil
Conforme revista supracitada, o primeiro movimento da campanha no Brasil se deu na data de comemoração dos setenta anos de encerramento da Revolução de 1932, no dia 2 de outubro de 2002, na capital paulista, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a luta contra o câncer de mama e teve o apoio de uma empresa de cosméticos. Em outubro de 2008, em várias cidades do País, diversas entidades dedicadas ao câncer de mama foram iluminadas com a cor rosa, bem como monumentos e prédios. Aos poucos, o Brasil foi sendo iluminado com essa cor e, recentemente, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também recebeu a decoração. Neste ano, o tema do Outubro Rosa foi: “Câncer de mama, vamos falar sobre isso? ” Se quiser saber mais, responda ao quiz “O que você sabe sobre o câncer de mama?”, clicando neste link: http://www.inca.gov.br/wcm/quiz/quiz.asp?Q=6.
Bibliografia: BRASIL, SÃO PAULO. Secretária de Estado da Educação. Fundação Para o Desenvolvimento da Educação. (IN) formação. Programa Escola da Família. Revista nº 10 de novembro de 2016.p.5-6.