Páscoa: dicas para comemorar com menos consumo!

Diretoria de Ensino: DER Leste 5

“Escola da Família: Espaço da Paz.”

Páscoa: dicas para comemorar com menos consumo!– Programa Escola da Família

Com a finalidade de atender as orientações do COMUNICADO PEF Nº022/2019 – PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA as seis escolas que possuem o Programa escola da Família na DER Leste 5 realizaram atividades relacionadas ao Dia Páscoa: dicas para comemorar com menos consumo! – Programa Escola da Família. “Mais brincadeiras, menos consumo.”

As escolas desenvolveram ações de sensibilização, intervenção, diálogo sobre a importância do projeto Criança e Consumo, que tem como objetivo colocar em pauta o consumismo infantil e suas consequências, quer incentivar as pessoas a compartilharem suas ideias para uma Páscoa sem consumismo e que valorize o tempo junto, a presença e a reunião de pessoas queridas – Ação Presença na Páscoa.

Este ano, o Programa Escola da Família realizou as atividades com enfoque no menor consumo de doces, e foco em uma vida mais saudável de seus participantes integralmente. Nessa perspectiva foram realizadas brincadeiras, rodas de conversa sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, atividades manuais com matérias recicláveis. Com a articulação da Professora Articuladora Nilza Carla Teixeira, na E.E. Joaquim Braga de Paula foi realizada de uma Missa onde o Padre falou sobre a importância do Programa Escola da Família na comunidade e no desenvolvimento dos jovens, incentivou os pais para que a participação da família seja maior nas ações da escola.

Mais um feriado capturado pelo consumo irrefletido. Infelizmente é isso o que a Páscoa tem se tornado desde que a indústria do chocolate enxergou nessa época do ano uma oportunidade de aumentar seu lucro. E, a partir daí, milhões e milhões passaram a ser investidos pelas empresas para nos convencer de que a felicidade se encontra dentro de um ovo açucarado.

As crianças são especialmente visadas. Personagens infantis, brinquedos, embalagens coloridas, comerciais na televisão… Todas essas práticas abusivas e ilegais contribuem para que nossos filhos e filhas sejam fisgados pelas marcas.

Mas há diversos caminhos e alternativas para que, nesta Páscoa e em todas, a presença, o afeto e a reflexão estejam acima de qualquer interesse comercial.

Fonte: http://criancaeconsumo.org.br

COORDENAÇÃO REGIONAL DO PEF