16ª OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA

16ª OBMEP: Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020. A competição envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. As escolas devem fazer o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP. Os estudantes que desejam participar da OBMEP 2020 devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola. O prazo vai até as 23h59 de 20 de março.

   INSCRIÇÕES PARA ESCOLAS AQUI  

Os níveis

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

As fases

Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 99,71% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada, que é aplicada em duas fases. Este ano a prova da 1ª Fase ocorrerá em 26 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.

A premiação

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) . Os professores das escolas também recebem prêmios.

Saiba como se preparar para a OBMEP

A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela OBMEP estão videoaulasbanco de questõesprovas de anos anteriores, simuladosapostilas e uma seção de links interessantes.

Leia também:

Regulamento da OBMEP 2020

Seção de Perguntas Frequentes