1º ENCONTRO REGIONAL DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS

No dia 05 de outubro de 2017 a Diretoria de Ensino da Região Leste 5 recebeu alunos gremistas e Vice-diretores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio para o 1º Encontro Regional dos Grêmios.

Os objetivos do encontro foram:

• Fortalecer a atuação dos Grêmios Estudantis;
  • Iniciar a construção de uma rede colaborativa;
  • Desenvolver o sentimento de pertencimento e fortalecer a participação dos estudantes na escola;
  • Promover ações de protagonismo juvenil;
  • Proporcionar uma vivência democrática;
  • Restaurar a importância da escola na vida do estudante;
  • Construir princípios de convivência;
  • Promover a reflexão sobre o papel da Educação no processo formativo do aluno.

Foram desenvolvidas várias atividades ao longo da manhã tendo como eixo central a palavra colaboração e também valores humanos como respeito, compromisso, escuta ativa, iniciativa, entre outros.

No percorrer da manhã os gremistas refletiram sobre as funções do grêmio construindo um mapa mental humano, depois se dividiram em oficinas vivenciais onde puderam expor seus pontos de vista e refletirem sobre três importantes temas: documentação e registros, aprendizagem e projetos e também liderança juvenil. Concomitantemente, os Vice-diretores refletiram sobre juventude, o perfil do vice-diretor no acompanhamento do grêmio e a importância de uma escuta qualificada através da vivência sobre escuta ativa.

Contamos com a parceria da AES Eletropaulo que gentilmente ofereceu o “coffe-break” e o Professor Cesar Moretti que realizou a filmagem do evento.

O encontro se encerrou com as apresentações que foram desenvolvidas pelos gremistas durante o encontro.