Dança Aeróbica E Ballet Class – Eixo Cultura

Publicado em: 8 de novembro de 2017 às 16:29

A dança é uma forma de expressão e esteve presente em todos os grandes momentos da história, faz parte do nosso cotidiano e está intimamente ligada ao ser humano – a cultura. A dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais a científicos.

Em toda atividade física o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono. A dança pode ser também praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer. Faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.

O projeto de Ballet Class PEF SAMAC, na EE Prof. Santos Amaro da Cruz, da professora voluntária de ballet, Kauana de Lima Teixeira, de 20 anos, é semestral. E tem o propósito de atender a comunidade intra e extraescolar, que não pode frequentar um estúdio ou academia paga. Também, visa mostrar um pouco da experiência do ballet clássico como uma forma de arte para todos, independentemente de gênero, idade, cor, peso, ou dificuldade de movimentos. O projeto abraça crianças e adultos de todas as idades para conhecer o básico do básico dessa linda arte do Ballet Clássico.”

A dança como forma de expressão utiliza-se desses momentos para que além da técnica, o dançarino possa demonstrar a sua expressão e os seus sentimentos. Desenvolver a coordenação motora, auto estima e conscientização corporal. A criança ao praticar o Ballet Infantil estará em contato com a música clássica desde pequena, o que ampliará seu gosto musical, favorecendo seu conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico.

Depoimento da Professora Voluntária Kauana Lima: “O Programa Escola da Família tem sido de grande aprendizado não só aos alunos, mas para mim também. Eu atuo no comércio de segunda a sábado e aos domingos de folga me dedico a ensinar Ballet. No início a intenção era ensinar Baby Class, mas surpreendentemente minha primeira aluna tinha 30 anos. Hoje estamos em dez e espero que logo sejamos 20 ou 30… aqui no bairro não existe essa modalidade gratuita e as escolas de ballet são de alto custo e as mães relatam as quão empolgadas estão as filhas com o Projeto Ballet Class, no Programa. Isso me alegra muito e pretendo me formar na ETEC da Bellas Artes para melhorar meu empenho como Educadora e dar o meu melhor.” (Kauana, 20 anos, Professora Voluntária de Ballet).

Depoimento da Professora Érica do Espírito Santo: Estamos trabalhando muito e nos dedicando bravamente e estou conseguindo parceiros, colaboradores e doações para o grupo de Ballet Class do PEF SAMAC.

Responsáveis pelo projeto Ballet Class do PEF SAMAC: Professora Voluntária Kauana Lima e Érica do Espírito Santos, Vice-Diretora do Programa Escola da Família.

As escolas que participam deste projeto

E.E Prof. Santos Amaro da Cruz – Clique Aqui

 

Abaixo segue o vídeo produzido no dia da apresentação para ser postado.

Sarau CEU Formosa – Outubro

https://www.youtube.com/watch?v=cUB5Mli7Z3k&feature=youtu.be