Concurso “Ciência para Todos”

Concurso “Ciência para Todos”

         Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela investigação científica e mostrar que a ciência faz parte do cotidiano, a SEDUC, junto com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e Fapesp, lança o Concurso “Ciência para Todos”.

         O desafio será apresentar um problema do local onde vivem, explicando qual seria o passo a passo para uma possível solução. O tema deverá contemplar “Natureza e Sociedade”, como por exemplo, questões ambientais de saneamento, conservação do meio ambiente, sustentabilidade, prevenção e promoção da saúde, mobilidade urbana, questões sociais ou até mesmo políticas públicas.

         A iniciativa é voltada para todos os estudantes da rede pública estadual paulista do Ensino Médio, em grupos formados por até cinco alunos. Cada grupo deverá produzir um vídeo de até sete minutos feito pelo celular, com o auxílio de um professor tutor.

         Os professores deverão estimular os alunos a observarem o ambiente em seu entorno para gerar uma problematização e, a partir desse problema, pesquisar sobre o tema e formular hipóteses coerentes para nortear uma busca por respostas. As atividades podem envolver experimentos, observações, entrevistas, cálculos, dentre outras formas de pesquisas.

         As cinco melhores produções serão exibidas pelo Canal Futura, e os ganhadores terão a oportunidade de visitar um dos Centros de Pesquisas, indicados pela Fapesp, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.

As inscrições vão até 20/09 e os vídeos podendo ser enviados até o dia 31/10.

 Para maiores informações, acesse o Regulamento.