Concurso de Redação – 200 anos da Independência do Brasil

Concurso de redação premia estudantes, professores e escolas da rede pública

Ação valorizará produções com boa construção textual e reflexão crítica e histórica sobre a história do Brasil a partir da referência do Museu do Ipiranga

Estudantes do ensino fundamental II (5o ao 9o ano) da rede pública estadual de São Paulo podem se inscrever, até o dia 30 de abril, no concurso de redação 200 anos da Independência do Brasil. A premiação, que inclui computadores, tablets e notebooks, contempla não apenas os autores dos melhores textos, mas também seus professores e escolas.

Realizada pela USP com a parceria da FUVEST e da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, a iniciativa faz parte dos planos da Universidade de aumentar o grau de aproximação e interação com as escolas.

“A importância dessa ação vai além da premiação: ao promover esse concurso, queremos valorizar e nos colocar como parceiros da escola pública”, diz a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. “Vamos trabalhar junto aos professores dessas escolas para estimular os alunos a se engajarem em boas redações. Somando-se a isso, é importante destacar que o tema do concurso é um momento crucial na história do Brasil, além de estar relacionado ao Museu do Ipiranga da USP, um patrimônio público que será reaberto à população em 2022”, completa a professora.

Os interessados em participar devem acessar os links abaixo que disponibilizam o edital completo, a folha padrão para uso dos concorrentes e o formulário de inscrição. Cartazes de divulgação impressos foram enviados a todas as escolas estaduais, mas também é possível baixar e imprimir mais cópias, para professores interessados em estimular a participação de seus alunos.

Confira abaixo:

Cartaz de divulgação

Edital do concurso

Folha padrão (PDF)
(uso obrigatório para a redação a ser inscrita)

Inscrição online – de 1º de dezembro de 2019 a 30 de abril de 2020
(link para ambiente do Sistema Apolo)