Culminânica PEI/EMTI – 1º Semestre/2019

No final do primeiro semestre, foram realizadas as culminâncias dos trabalhos desenvolvidos nas escolas do Programa Ensino Integral/Ensino Médio em tempo Integral (PEI/EMTI), jurisdicionadas à DER – Leste 5.

O Ensino Integral tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, competentes e solidários. Tendo em vista a manifesta complexidade deste objetivo, o PEI dispõe de diversos mecanismos para auxiliar na sua consecução, com destaque para o protagonismo juvenil. Entre eles, estão os Clubes Juvenis e as Disciplinas Eletivas.

Os Clubes Juvenis são espaços destinados à prática do Protagonismo Juvenil, principalmente quanto à autonomia e à capacidade de organização e gestão. São criados a partir do interesse dos estudantes, havendo, porém, a ressalva de que eles devam sempre atender a exigências de relevância para a formação escolar. Para que um Clube Juvenil possa ser formado é preciso que os alunos interessados proponham uma forma de organização para o clube e metas a serem atingidas.

Já as Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada, e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento.