Curso Introdutório para a etapa Ensino Médio

O Ministério Educação está disponibilizando um curso online gratuito, com objetivo de oferecer novos caminhos de aprendizagem demandados pela visão contemporânea com foco na educação integral e no desenvolvimento de um currículo orientado por competências, conforme consta nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, e consequentemente do Currículo Paulista. O curso terá certificação de 50 horas, que poderá ser utilizado para evolução funcional por via não acadêmica.

Os cursos do AVAMEC sobre a BNCC para o Ensino Médio estão disponíveis para qualquer pessoa. Basta seguir as orientações abaixo:

  1. Cadastrar no link.
  2. Depois entrar no link do curso da sua área de conhecimento.
  3. Clicar em “Inscrever”.
  4. Selecionar a turma correspondente ao seu estado e pronto!
  5. Após a finalização de TODO o conteúdo e de TODAS as atividades, os certificados ficam disponíveis na aba MEUS DOCUMENTOS, somente é possível a finalização do curso se as atividades e o conteúdo estiverem concluídos.

Ementa do Curso

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as 4 áreas do conhecimento. Apresenta possibilidades de construção de projetos pedagógicos, por meio do protagonismo e cooperação. Orienta sobre os principais pontos do currículo do ensino médio, norteados pela BNCC.

Objetivos

 Ao final, espera-se que o cursista:

  • Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas;
  • Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes – crianças, jovens e adultos;
  • Conheça as aprendizagens previstas para os estudantes do ensino médio;
  • Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.