DER Leste 5 – Curso “ENSINO MÉDIO INCLUSIVO: uma escola para todos” – reflexão e prática na Educação Especial.

O curso tem nos trazido subsídios para a construção de um novo olhar na implantação e implementação da mudança de paradigmas na cultura da inclusão, dentro do cotidiano escolar, tendo revelado ser de grande valia para o aprendizado para as nossas escolas aprimorarem o atendimento ao Público Alvo da Educação Especial.

Dentre as atividades do Curso, a Equipe de Educação Especial, também realizou trabalho final focado na “formação de gestores, professores, tendo fixado o estudo na aproximação das “Escolas de Origem” (Anos Iniciais e/ou Anos Finais) e “Escolas de Destino” (Anos Finais e Ensino Médio) dos alunos, nosso público, de maneira a construir a prática de formação de parceria entre Professoras das Sala de Recursos e das Classes Comuns.

Neste momento a DER Leste 5, através da Equipe de Educação Especial – Supervisão de Ensino e Núcleo Pedagógico, proporcionou à 36 escolas com maior demanda de estudantes Público Alvo da Educação Especial, formação aos Professores Coordenadores em relação ao Acolhimento, Permanência e Qualidade do Ensino, focando na possibilidade de oportunizar  a estes alunos, dentre outros,  “Estratégias Pedagógicas” diferenciadas, que sobremaneira possam colaborar  com a socialização, objetivo e rotina do  trabalho no cotidiano escolar inclusivo, uma das dimensões contempladas no Curso Ensino Médio Inclusivo: uma escola para todos.

Escolas que participam do Curso por possuírem número expressivo de alunos Público Alvo da Educação Especial: EE João Borges, EE Joaquim Braga de Paula, EE João Vieira, EE José Chediak, EE José Marques da Cruz, EE Profª Luiza Mendes Correa de Souza, EE Maria Montessori, EE Moacyr Campos, EE Oswaldo, EE Santos Amaro.

Escolas que participaram da nossa “Formação”

1º Grupo – 25/09/2017

EE Dr. Joy Arruda; EE Beatriz do Rosário Bassi Astorino; EE Profª Luiza Mendes Correa de Souza; EE Profº Joaquim Braga de Paula; EE Profª Maria da Glória Costa e Silva; EE Dr. Secundino Domingues Filho; EE Antonio de Queiróz Telles; EE Plínio Barreto; EE José Chediak.

2º Grupo – 28/09/2017

EE Profª Florinda Cardoso; EE Francisco da Costa Guedes; EE Heróis de FEB; EE Julio Maia; EE maria Montessori; EE Sen. Paulo Egydio de Oliveira Carvalho; EE. João Vieira de Almeida; EE Ascendino Reis; EE Dr. Joy Arruda.

3º Grupo – 02/10/2017

EE Nagib Izar; EE Profº Moacyr Campos; EE Caramuru; EE Profº Santos Amaro da Cruz; EE Profº José Marques da Cruz; EE Domingos Faustino Sarmiento; EE Amadeu Amaral, EE Dep. Norberto Mayer Filho; EE Orville Derby.

4º Grupo – 09/10/2017

EE Profº João Borges; EE Profº Alvino Bittencourt; EE Salvador Rocco; EE Profª Irene de Lima Paiva; EE Profº Paulo Cavalcante de Albuquerque;  EE Profª Almerinda Rodrigues de Mello; EE Profº André Xavier Gallicho; EE Oswaldo Catalano; EE Jaime Cortesão.

Destaque para a parceria com o CEEJA Clara Mantelli, que enriqueceu as formações com a troca de experiência em relação à inclusão na EJA e com EPAEEs adultos, por meio da participação do Professor Cesar  que esteve conosco em todos os encontros discorrendo como acontece a adaptação curricular em Matemática para um aluno com Deficiência Auditiva. O mesmo procedeu à filmagem das formações, que posteriormente servirão como material para replicação nas escolas.

O resultado foi tão bem avaliado que a mesma técnica de formação será parte das ações da DER LT5, no que se refere a Educação Especial.

Agradecemos a todas as Unidades Escolares que nos enviaram materiais riquíssimos de Adaptação Curricular em sala de aula, contribuindo imensamente com a formação.