Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio, data de nascimento de Malba Tahan, matemático, educador e escritor brasileiro.

Este dia tem a intenção de divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos, além de não homenagear somente a disciplina de Matemática, este dia também propõe um momento de reflexão acerca do ensinar e do aprender, bem como incentivos por parte do Governo para a promoção de atividades culturais e educativas.

Malba Tahan era o pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio há 110 anos. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance “O Homem que calculava, já traduzido em doze idiomas.

Toda a obra e vida de Malba Tahan são uma grande prova de que o ensino de Matemática pode ser uma experiência prazerosa.

Para mais informações sobre a vida e obra de Malba Tahan, acesse: https://www.malbatahan.com.br/