Escola conversa com ex alunos para integrar 5º. e 6º.s Anos.

No ano letivo de 2017, as turmas dos 5ºs anos A, B e C do período da manhã da Escola Maria Prestes Maia, com apoio da equipe gestora, optou por realizar um rodízio com os professores João Carlos, Simone Aparecida Dias e Walkiria Rigolon, com o intuito de organizar um trabalho mais integrado com a possibilidade de aprofundar as intervenções pedagógicas, sobretudo no tocante ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado foi exitoso, apesar de estas salas terem enfrentado alta rotatividade de professores com estes alunos nos anos anteriores, e por isso, muitos alunos chegaram ao 5º ano apresentando resultados abaixo do básico. Neste sentido, o rodízio contribuiu muito e houve um avanço extremamente significativo nos 5ºs anos.

Ao final do ano letivo, diante da ansiedade dos alunos por conta da mudança de escola para o 6º ano, os professores tiveram a ideia de convidar ex-alunos para virem conversar com os alunos do 5º ano, pois acreditavam que a promoção de um diálogo dos alunos com ex-alunos que passaram pela mesma situação, seria muito mais proveitoso e faria muito mais sentido do que quaisquer conselhos que os próprios professores pudessem ofertar para as turmas. Então, duas ex-alunas vieram compartilhar suas experiências ao mudarem de escola no 6º ano. Ambas deram dicas, sugestões e sanaram várias dúvidas das turmas.  Foi um dia muito proveitoso, esta roda de conversa surtiu um efeito melhor do que o esperado, ajudou a amenizar a ansiedade e insegurança dos alunos com a mudança de ciclo, por meio de um processo dialógico entre os próprios alunos.  Agradecemos às nossas ex-alunas Rafaele que concluiu a 4ª série em 2001 e Ana que concluiu o 5º ano em 2016, ambas souberam dar o tom para esta conversa de forma clara e objetiva, sem nenhum preparo prévio, para que pudessem ficar bem à vontade.

Professores dos 5º anos Simone, Walkiria e João Carlos

Ex aluna Ana Beatriz frequentou do 1º ao 5º ano. Terminou em 2016.

Ex aluna Rafaele frequentou a escola da 1ª até a 4ª série, terminou em 2001.

Alunos dos 5º anos assistindo e participando da discussão.