I Seminário de Tecnologia e Metodologias Ativas

No dia 14/11/2019 foi realizado o “I Seminário de Tecnologia e Metodologias Ativas” da Diretoria de Ensino Região Leste 5, com os seguintes objetivos:

• Apresentar e disseminar as boas práticas de tecnologia e metodologias ativas às unidades escolares;
• Enriquecer a prática pedagógica ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, tornando a participação dos alunos cada vez mais ativa com a utilização de ferramentas pedagógicas diferenciadas unidas à tecnologia.

Documentos Apresentados:

Chat Class
Componentes do festival
Jogos eletrônicos e Ensino-Aprendizagem
O uso da PNL em sala de aula
Por um mundo melhor
Projetos desenvolvidos
Tropicalia
Tutorial Canva

 

1) Como motivar os professores a trabalhar com tecnologia?

Um dos motivos para o não uso da tecnologia em sala de aula muitas vezes é a resistência de professores em adotar tais recursos, gerados pela desconfiança e dificuldade de adaptação dos próprios educadores.
A equipe gestora deve sempre que possível auxiliar e dar apoio aos professores em suas práticas com o uso de tecnologia, proporcionando um ambiente onde o professor sinta-se à vontade para trabalhar e desenvolver suas atividades. O docente que usa recursos tecnológicos em aula, que permite e estimula o seu uso pelos alunos, não só conquista seu respeito e admiração como tem mais facilidade em prender a atenção dos estudantes.

2) Qual o tempo gasto na preparação das aulas com jogos eletrônicos?

O tempo é muito similar ao tempo gasto com as atividades tradicionais, da mesma maneira que devemos conhecer um material como filme, imagem, documentário, entre outros, devemos conhecer o jogo a ser utilizado para as atividades, então talvez esse seja o ponto que demande mais tempo. Porém geralmente temos contatos com mídias como filmes e jogos em nosso cotidiano, logo, esse tempo acaba por se tornar imperceptível e o tempo gasto se resume à organização das atividades e trabalhos.
O tempo demandado para a execução das atividades é variável, existem atividades mais simples que demandam menos tempo, e mais complexas que demandam mais, tudo depende da abordagem do professor.
Em meu caso a atividade teve duração de duas semanas, dividida em etapas; apresentação do jogo aos alunos, aulas expositivas, acompanhamento do desenvolvimento e apresentação de seminários.

3) Há a necessidade de uma predisposição para realização dos mesmos ou facilidade com o ambiente virtual?

Necessidade de predisposição sempre é necessário, isso se aplica a qualquer tipo de trabalho ou projeto, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, cabendo ao professor apresentar a atividade de forma que cative e envolva o grupo. Quanto a facilidade com ambiente virtual, arriscaria dizer que os jogos de padrão smartphone, costumam ser muito intuitivos, em língua portuguesa e de fácil operação, não demandando elevada perícia.

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