Prêmio Professores do Brasil – 2018 11ª edição

O prêmio “Professores do Brasil” é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas.

Podem participar todos os professores da Educação Básica no exercício da atividade docente em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, estaduais/distrital e municipais e, ainda, das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Para concorrer, os professores devem enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos, registrando uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ressaltamos que os relatos de prática pedagógica premiados em edições anteriores ou que já tenham sido publicados não poderão concorrer e apenas poderão ser inscritos os relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2017 ou 2018 (até final do período de inscrições).

Após efetuar o cadastro, os professores também poderão contar com o apoio de um curso auto instrucional para auxiliar na produção do relato, intitulado “Na trilha das boas práticas”, que traz a experiência de professores premiados em edições anteriores.

São objetivos do prêmio:

• Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
  • Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.
  • Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
  • Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular.
  • Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Nesta edição, haverá seis categorias:

1. Creche
  2. Educação Infantil
  3. Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos
  4. 4º e 5º anos
  5. 6º ao 9º anos
  6. Ensino Médio

Confira abaixo o calendário das etapas:

• Envio de Relatos de práticas pedagógicas: até 28 de maio
  • Estadual: previsão para 2 de julho
  • Temáticas especiais e Regional: previsão para 27 de julho
  • Nacional: previsão de divulgação para 30 de agosto

Premiação:

• Regional: R$ 7 mil, troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
  • Estadual: certificados para os três primeiros colocados e troféu para o vencedor de cada categoria.
  • Nacional: R$ 5 mil e troféu.
  • Temáticas especiais: R$ 5 mil e viagens.

Informações:

O Portal do prêmio pode ser acessado por meio do link: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Para fazer a inscrição acesse: http://ppb.mec.gov.br/login

Maiores informações, confira o Regulamento e o documento anexo com orientações gerais.