Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2019

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade – 2019, também conhecido como Prêmio Zayed de Energia do Futuro, representa a concepção de Zayed bin Sultan al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, sobre a defesa da gestão ambiental e da sustentabilidade global. Após dez anos promovendo iniciativas de energia renovável em todo o mundo, o Prêmio, agora, ampliará seu foco para afetar o impacto humanitário, apoiando uma gama mais ampla de soluções para os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030).

Os projetos desta edição deverão ser baseados em três critérios – impacto (resultados significativos e tangíveis na qualidade de vida das pessoas); inovação (características que visam mudar o status quo da comunidade, que apresente potencial para catalisar oportunidades que terão impactos positivos e promovam mudanças transformadoras); e inspiração (potencial para ampliar os resultados do projeto ao longo do tempo e a capacidade de inspirar o desenvolvimento de outras iniciativas) – e em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais (Global High School). Nesta última categoria, os organizadores pretendem expandir o apoio para os jovens pesquisadores, no sentido de fortalecer as suas lideranças em suas comunidades escolares.

As escolas da rede estadual de ensino estão convidadas a participar da categoria Escolas Secundárias Globais, que envolve estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, entre 11 a 19 anos, por meio da proposição de projetos que possam ser implementados dentro de 12 meses a 24 meses, com resultados tangíveis nas áreas de energia sustentável, água, alimentos e saúde e que propiciem impactos educacionais positivos, contribuindo com a melhoria da aprendizagem e qualidade da educação. Para mais informações, acesse o link sobre a categoria no site oficial do Prêmio.

Lembramos que o Prêmio incentiva projetos inovadores, inspiradores e alinhados com Objetivos de desenvolvimento Sustentável e com os princípios do empreendedorismo. Os resultados educacionais previstos devem ser alcançados através da implementação de projetos que utilizem energia renovável e eficiência energética, fornecendo água limpa e acessível, alimentos sustentáveis e saudáveis e/ou melhorando o acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Recomendamos que a escola interessada em aderir ao Prêmio elabore um projeto articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, considerando a realidade escolar e de seu entorno, contando com envolvimento de alunos, professores e gestores, conforme os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora. O projeto poderá ser novo e/ou inspirado nas ações realizadas pela escola a partir das diretrizes da Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP e da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com relação ao empreendedorismo recomendamos às escolas que acessem o documento elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP), intitulado Empreendedorismo: Plano Estadual de Educação Empreendedora Material de Apoio ao Currículo da Educação Básica.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação durante a abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, em 14 de janeiro de 2019. Uma escola vencerá em cada uma das seis regiões: Américas, Europa e Ásia Central, África Subsaariana, Ásia Oriental e Pacífico, Sul da Ásia e MENA (Oriente Médio e Norte da África).

As inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade – 2019, até 09/08, por meio do site oficial http://zayedsustainabilityprize.com/en (disponível somente em inglês). Importante: as questões do formulário de inscrição deverão estar traduzidas para a Língua Inglesa e a submissão do projeto deve ser realizado por um (a) professor (a) ou gestor (a) representante da escola. O cadastro, tradução e submissão do projeto é de responsabilidade da escola interessada em participar do processo seletivo do Prêmio.

Para mais informações e inscrição, consulte o site oficial.