Primavera X 2019

 

A Primavera X é uma tecnologia social que utiliza como ferramenta uma metodologia gamificada que desafia as crianças e jovens do Brasil a mobilizarem seus amigos, escolas e comunidades para que, juntos, realizem mutirões de cuidados às microbacias hidrográficas. A metodologia da Primavera X e da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma adaptação do jogo social Jornada X desenvolvido pela Livelab. O jogo está dividido em 6 missões (O Chamado, A Liga, A Microbacia, Parceiros, A Campanha, O Mutirão e A Solução) que serão enviadas semanalmente para o Diário de Bordo das Ligas no Instagram (@primaveraxoficial) e no WhatsApp da Primavera X.

 No processo de mobilização é importante atenção ao cronograma do jogo das próximas semanas:

09/09 – 19/09 | O CHAMADO – Convocação dos jogadores

21/09 – 26/09 | 1. A LIGA – Formação da liga

27/09 – 03/10 | 2. A MICROBACIA – Conheça a microbacia hidrográfica do seu território;

04/10 – 07/10 | 3. OS PARCEIROS – Quem e onde estão as pessoas que podem de ajudar dessa jornada?

08/10 – 10/10 | 4. A SOLUÇÃO – O que a Liga pode fazer em prol da sua microbacia?

11/10 – 14/10 | 5. A CAMPANHA – Chama todo mundo! Aprenda sobre o poder do coletivo.

15/10 – 28/10 | 6. O MUTIRÃO – O grande dia da Primavera X! Chegou o momento de ver as ligas e a comunidade em ação!

Para apoiar a divulgação da Primavera X, compartilhamos, Manual de Game Masters , documento produzido pela LiveLab, o Link da videoconferência “Primavera X 2019 – Rede Estadual de Ensino – São Paulo (realizada no dia 06/09/2019). Para informações adicionais sobre o regulamento, cadastro de professores e estudantes e o cronograma, recomendamos o acesso ao site oficial e ao vídeo do bate-papo com Edgard Gouveia Jr., co-criador da “Primavera X”.

É importante destacar que a Primavera X é protagonizada pela juventude. Quanto ao papel dos adultos nesse processo, podemos destacar que é o de colocar a mão na massa, apoiar os adolescentes e jovens envolvidos, divulgar, ajudar a mobilizar pessoas e recursos para a ação, registrar e divulgar o antes, o durante e o depois da ação.