PROJETO MUNDO DAS ÁGUAS 2019 – E. E. PROF. ALVINO BITTENCOURT

PROJETO  ÁGUA E MULTILETRAMENTO  COM PARCERIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL/MUNDO DAS ÁGUAS E CINEMA EM 4D.

1.     Justificativa:

           Firmar aos alunos que toda a geração de riqueza começa no meio ambiente. Mas é necessário ter consciência de que as atitudes desordenadas na natureza podem levar o planeta a uma catástrofe.

           O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, assim justifica-se a organização do projeto conscientizando desde os primeiros anos a importância da preservação e consumo da água que têm sido muito abordadas e alertadas por especialistas do segmento, colocando a teoria em prática para reduzir o consumo do precioso líquido e compreender sobre a importância de apoiar campanhas contra o desperdício.

2.     Objetivo:

          O Projeto Água e o Projeto Multiletramento da PEI Alvino Bittencourt com o apoio do Projeto Mundo da Águas tem por objetivo conscientizar as pessoas e ou alunos sobre o impacto das próprias ações no meio ambiente e não somente focar na resolução de danos ou nos efeitos negativos provocados pela sociedade ao longo dos anos, mas desenvolver o senso crítico e a conscientização sobre a importância de preservar o não desperdício da água.

3.     Encaminhamento:

-Sensibilizar professores e alunos por meio de vídeos sobre a água.

-Exibição de vídeos sobre o ciclo da água e tratamento da mesma até a chegada em nossas residências.

-Leitura de notícias sobre a água.

-Estação da pesquisa na internet sobre a importância do uso consciente da água.

-Curta-metragem com aproximadamente 7 minutos de duração envolvendo o espectador com a tecnologia audiovisual 4D.

4- Procedimentos Metodológicos:

              -Explanação oral.

         – Montagem de painel com ações de economia de água no espaço escolar.

          – Atividades experimentais.

          – Músicas sobre a água.

          – Materiais bibliográficos.

          – Recursos multimídia.

          – Pesquisas na Internet.

5- Avaliação:

                  A avaliação deverá ser realizada por meio da participação e do envolvimento de todos os alunos nas atividades propostas para uma conscientização reflexiva sobre o assunto.

6- Cronograma:

                As atividades serão desenvolvidas durante todo o mês de março, com sequências didáticas de atividades com professoras de referência, Práticas Experimentais e por professores especialistas de Arte, Educação Física e Inglês  às sextas-feiras no horário de Assembleia.

       – 15/03  -Leitura de texto informativo  e roda de conversa.

       -22/03 – Elaboração de cartazes para exposição no mural da escola e apresentação do Projeto Mundo das Águas com organização das salas para o dia 29/03.

       -29/03 – Apresentação do Mundo das Águas, com cinema 4D com a mesma tecnologia usada nas salas de cinema com projeção em 30 em que utilizam óculos com sistema polarizado.

Registro Reflexivo:

               Tendo em vista a importância de se trabalhar a conscientização sobre a Água, a escola Alvino Bittencourt em parceria com o MUNDO DAS ÁGUAS e EDUCAÇÃO AMBIENTAL, desenvolveram atividades enriquecedoras promovendo momentos de reflexão e análise sobre a importância da água e o meio ambiente para o planeta de forma transdisciplinar, incentivando os alunos a pouparem e não desperdiçarem a água que poderá vir faltar futuramente. Por meio do cinema 4D alunos e professores puderam apreciar personagens que compõe o Projeto Educação Ambiental. O Projeto Água e Multiletramento em parceria com o Mundo das Águas desenvolveram as atividades de forma interativa conscientizando alunos e professores sobre o impacto das próprias ações no meio ambiente e não somente focar na resolução de danos ou nos efeitos negativos provocados pela sociedade ao longo dos anos.

             Foi um projeto de extrema valia, com atividades de forma itinerante, por meio de uma instalação inflável, para criar um ambiente agradável, com a mesma tecnologia usada nas salas de cinemas com projeção em 30 que utilizam óculos polarizado.

             A Equipe Gestora da PEI  Alvino Bittencourt agradece ao Sr. Gilnei, a Luciana e sua equipe, a atenção dispensada a todos os nossos alunos e professores, e o contato desde o início com a Equipe Gestora, para a sistematização do evento, deixando claro que a conscientização do uso da adequado água é a melhor solução para a prevenção e a melhor forma de conseguirmos manter nosso meio ambiente ecologicamente equilibrado com levantamentos prévios sobre o tema para uma aprendizagem significativa e relevante.

EVIDÊNCIAS:

Março/Abril-2019