Projeto Via Escola

Essa iniciativa é parte do Programa Respeito à Vida, que prevê diversas ações preventivas e de redução de acidentes.

 

O Projeto Via Escola, lançado nesse ano pelo Governo do Estado de São Paulo, entrou numa importante etapa no dia 18 de setembro: a Semana Nacional do Trânsito. As escolas estaduais da rede foram convidadas a promover ações que visam desenvolver conceitos sobre a prevenção de acidentes, as boas normais de conduta no trânsito e a importância da convivência pacífica entre motoristas e pedestres.

Com o objetivo de viabilizar ações preventivas, reduzir acidentes e fatalidades no trânsito todas as  unidades escolares criaram ações, na Semana Nacional do Trânsito, no período de 18 a 25 de setembro, dentro do Projeto Via Escola que visa desenvolver conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito, para que as crianças, jovens e adolescentes levem aos seus pais e aos demais esses conhecimentos e multipliquem essas ações.

As atividades promovidas pelas escolas foram orientadas a sensibilizar crianças, jovens e adolescentes sobre direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito. “Queremos criar uma grande mobilização para esse tema tão importante, que somado ao setembro Amarelo, faz do mês uma das grandes oportunidades de reflexão na rede”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

Na Semana Nacional do Trânsito  são realizados concursos, palestras, seminários e visitas à centros de segurança no trânsito podem ser realizadas na semana, que vai até dia 25 de setembro.

Outra ação proposta pela Secretaria da Educação é a “I Mostra Virtual do Projeto Via Escola”. Nela estarão cartazes e frases de impacto utilizadas pelas escolas durante a Semana Nacional de Trânsito. Essas ações fazem parte do Programa Respeito à Vida.

Ações das escolas da DER Leste 5.