Secretário inaugura laboratórios do projeto ‘InovAção Lab’

Salas da E.E. Caramuru e da Diretoria de Ensino Leste 5 aproximam cultura digital de alunos e educadores da região

Nesta sexta-feira (21), o secretário de Estado da Educação João Cury participou da inauguração da Espaço Lab na E.E. Caramuru, na zona Leste da capital paulista. Durante o evento, também foi descerrada a placa do Espaço Inovação EDULAB da Diretoria de Ensino Leste 5.

Os dois ambientes integram o programa piloto da pasta InovAção Lab, que procura ressignificar salas de informáticas de unidades de ensino da rede. O intuito é garantir um espaço inovador para promover a cultura digital dos estudantes.

“Isso é muito rico, pois é feito através do diálogo com alunos, gestores, educadores, parceiros e organizações públicas. Essa construção coletiva é fundamental para transformar a educação do nosso Estado”, disse Cury.

Com a inauguração dessas duas salas e mais o EDULAB SP da EFAP, a rede passa a contar com três espaços-referência de inovação que conceitualmente não se restringe à modernização de equipamentos, mas se pauta, ainda mais fortemente, na inovação pedagógica.

Os três laboratórios do InovAção Lab, dessa forma, contêm mobiliário diferenciado e equipamentos de última geração, como lousa digital, impressora 3D, equipamentos de videoconferência, webconferência, entre outros.

InovAção Lab na E.E. Caramuru

A E.E. Caramuru foi a escolhida para abrigar a nova sala por abrigar uma sinergia entre a comunidade escolar, entre professores, funcionários, gestores e estudantes. A unidade de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio atende 550 alunos e 37 docentes, incluindo diretor e vice.

“Esse laboratório veio para inovar a educação da nossa escola”, comentou a diretora da unidade, Sônia Pereira. Segundo ela, o Grêmio Estudantil foi o grande responsável por intermediar a implementação do projeto na unidade.

O Grêmio Ação Jovem ajudou na validação do modelo e deu sugestões de recursos digitais para compor a sala. Além disso, participaram de todas as reuniões de planejamento do local.

“Temos que tornar a escola um lugar onde o aluno se sinta bem. Esse laboratório vai ser muito bom para todos, porque vamos ter contato com novas tecnologias”, afirmou o aluno e presidente da equipe gremista, Derek Melo.

O investimento de mais de R$32 mil na elaboração do projeto, no entanto, não contempla apenas a inclusão e alfabetização digital desses alunos. Mais do que isso, essa iniciativa é fundamental para colocar em prática o protagonismo jovem, proposta tão estimulada pela Secretaria nos últimos anos.

“A escola que queremos só será construída pelas pessoas que estão aqui dentro. Parabéns a todos e que vocês aproveitem essa oportunidade”, enfatizou Sônia Brancaglion, membro da equipe responsável pelos Grêmios da pasta.

EDULAB na Leste 5

O laboratório de Inovação EDULAB da Diretoria de Ensino Leste 5 é composto por uma sala de informática e uma sala da Rede do Saber. A ideia é que os dois ambientes sejam utilizados conjuntamente para formação dos educadores das escolas da região.

Assim como na Caramuru, o laboratório foi remodelado para possibilitar uma abordagem mais ativa de aprendizagem. A adequação desta sala também somou mais de R$32 mil de investimento.

A avaliação desses processos de implantação e dos resultados, portanto, guiará sua adequação à realidade e uma a possível expansão a toda a rede estadual.

Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticia/secretario-inaugura-laboratorios-projeto-inovacao-lab/