No dia 28/08/2019 ocorreu a Orientação Técnica Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado para os Professores Coordenadores (PC) do Ensino Médio, dos anos Finais, da vinculadora com a Fundação C.A.S.A e do CEEJA Clara Mantelli.
A OT teve por objetivo:
• Abordar o documento da SEDUC proposto pelo DEMOD (Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado) para o replanejamento;
• Orientar quanto as adaptações curriculares na rotina escolar para os alunos público-alvo;
• Orientar quanto a importância dos registros dos alunos público-alvo;
• Contribuir para a estruturação o Plano de Ensino Individualizado (PEI).
O DEMOD é composto pelos Centros:
• CEJA: Centro de Educação de Jovens e Adultos
• CAPE: Centro de Atendimento Pedagógico
• CINC: Centro de Inclusão Educacional
Na formação destacou-se a importância dos procedimentos de Reconhecimento, Atendimento, Orientação e Acompanhamento orientados pelo CINC, em relação às comunidades indígenas, comunidades quilombolas, populações prisionais, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, comunidades do campo, estudantes imigrantes e itinerantes, outros que requeiram atenção. Nesse sentido houve apresentação das ações realizadas com alunos imigrantes na E.E. Branca de Castro do Canto e Mello; apresentação de especificidades da Fundação C.A.S.A que possui a EJA Presencial em classes multisseriadas, CEEJA Clara Mantelli e EJA Presencial. Na oportunidade também foi proposta uma reflexão sobre a vulnerabilidade juvenil abordando os setores da nossa regional.
Os link abaixo podem contribuir com a temática.
Referenciais:
Fundação C.A.S.A e Medida Socioeducativas
Alunos Imigrantes:
Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017
Em um segundo momento houve um aprofundamento sobre orientações específicas da Educação Especial, referente a importância dos Anexos propostos pela Instrução CGEB – Resolução SE nº 61/2014 com foco na importância da adaptação curricular.
Também propomos uma reflexão quanto à metodologia utilizada nas aulas e os recursos aplicados com o público-alvo.
Tratamos sobre as ferramentas para registro e quais os melhores mecanismos utilizados junto aos alunos deficientes.
Referências:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2091#myModal
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006 no art. 24
Constituição Federal, 1988 (art. 206 e 208).
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Meta 4)
Plano Estadual de Educação – (PEE) (Meta 4)