Formação Novo Ensino Médio

 

Avaliação da Aprendizagem

 

    No dia 06/05/2022 realizamos a formação Novo Ensino Médio – Avaliação da Aprendizagem para os Professores Coordenadores de Agrupamento de Unidades Escolares (PCAE) e Professores Coordenadores (PC).

      Assim, ratificando o Currículo Paulista “o compromisso com o desenvolvimento do estudante em suas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, elencando as competências e as habilidades essenciais para sua atuação na sociedade contemporânea e seus cenários complexos, multifacetados e incertos.”, a formação teve como objetivo:

  • Refletir sobre a avaliação da aprendizagem conforme a Deliberação CEESP 155/2017;
  • Promover a compreensão/reflexão da relação entre a concepção de avaliação e os modos e instrumentos avaliativos;
  • Refletir a respeito do uso efetivo das estratégias de avaliação propostas no MAPPA.

Desse modo, para acompanhar os instrumentos/modos da avaliação do estudante do Ensino Médio na Formação Geral Básica e nos Itinerários Formativos algumas questões orientadoras foram discutidas:

  • Como estão sendo realizadas as avaliações na sua escola?
  • Os instrumentos de avaliação do 1º bimestre foram coerentes com o planejamento da aula?
  • Os instrumentos de avaliação do 1º bimestre foram coerentes com o processo de ensino e aprendizagem que se desenvolveu?

Nesse dia a pauta oportunizou, entre outros aspectos, a homologia do processo, por meio da metodologia ativa “rotação por estações”, em que os PCAE e PC vivenciaram o tema avaliação em três estações com abordagens diferentes, sendo que em uma delas foi utilizada a tecnologia por meio de notebook/internet.