OLIMPÍADAS – PALESTRAS – CURSOS E EVENTOS

 

Todo ano realizam-se as Olimpíadas de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) nas escolas, como incentivo ao desenvolvimento do estudo de Astronomia visando a aprendizagem dos alunos de uma forma diferenciada, voltada para a atualidade.  Lembramos que vai até 17/03/2018 a inscrição de suas escolas, como também a indicação de um professor para representar a UE na OBA.

Acessem o site www.oba.org.br para tomar conhecimento de todos os detalhes.

Ressaltamos a importância da participação de todos os segmentos das escolas, para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, não só na Área Ciências da Natureza, como em todas as demais áreas.

_____________________________________________________________________________________________________

 

Clique na imagem acima para mais informações sobre a OBMEP 2019

_________________________________________________________________________________________________

 

Palestra “O estudo de raios-X na escola” – Projeto Física para Todos – Publicado em 05/04/2018

07/04 No dia 7 de abril (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Fernando Garcia, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará da palestra “Xperimentando com o invisível: o estudo de raios-X na escola”, no âmbito do Projeto Física para Todos. Confira o resumo da palestra: Se você não é um estudante ou um profissional de áreas científicas, como a Física, Química ou Biologia, é bastante difícil convencê-lo de que a ciência dos raios-X é regida pelas mesmas leis e modelos que estão por trás da formação de um arco-íris ou do padrão de cores na superfície de uma bolha de sabão. O raio-X, afinal, é invisível. Porém, tanto a luz quanto os raios-X são radiações eletromagnéticas e, portanto, sujeitas às mesmas leis.

Como introduzir e trabalhar essa ideia com estudantes de Ensino Médio? No instituto de Física da USP, desenvolvemos o Projeto Xperiência, visamos apresentar a ciência de raios-X como um campo interdisciplinar, dando ao estudante a oportunidade de colocar a “mão na massa”. Afinal, se você não pode ver os raios, que ao menos você possa colocar suas mãos em algum instrumento que os “enxerga”. As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/ptbr/node/348.

Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo-SP. Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), pelo e-mail cce

 

Inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista – Publicado em 05/04/2018

Até 31/07.O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para desafios da sociedade. A 29ª edição do prêmio terá como tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O trabalho de pesquisa deve ser original (com no mínimo 3 páginas e no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5), contendo: • Nome do aluno, título do trabalho de pesquisa, nome do orientador e nome da escola (endereço, telefone, e-mail); • Apresentação (problema, justificativa e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise) e conclusão (resultados da pesquisa). As inscrições se encerram no dia 31 de julho, às 18h (horário de Brasília). Podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2018. As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

 

Inscrições no curso Internet das Coisas – CODE IoT – Publicado em 05/04/2018

O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI TEC-POLI/USP), em conjunto com a Samsung Eletrônica, está promovendo o curso Internet das Coisas, no âmbito do Projeto CODE IoT. A formação será presencial e gratuita, na cidade de São Paulo, com duração de um dia (data a escolher), entre os meses de abril e outubro. Os interessados podem se inscrever pelo endereço: http://codeiot.febrace.org.br/. Para apoiar o evento, solicitamos a colaboração na divulgação, incentivo e apoio à participação das escolas, que deverá ser por adesão. Salientamos que as despesas com transporte e demais gastos ficam a cargo dos interessados.

 

Inscrições para os Projetos Alicerce e Bolsa Talento, do ISMART – Publicado em 05/04/2018

Até 11/06. O ISMART – Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos- é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a oferta de bolsas de estudos em escolas da rede privada para os alunos de alto potencial cognitivo oriundos de camadas socioeconômicas menos favorecidas, mediante a implementação dos Projetos “Bolsa Talento” e “Alicerce”. O Projeto Alicerce tem como público-alvo alunos matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental, que receberão uma bolsa integral para um curso preparatório de 2 anos (no contraturno do ensino regular), a fim de cursar o Ensino Médio em colégios privados. No Bolsa Talento, o público-alvo são os alunos do 9º ano do EF, que cursarão o Ensino Médio integralmente em colégios particulares. O Instituto oferece bolsa de estudo integral, material didático, auxílio para transporte, lanche e o pagamento da taxa de inscrição no vestibular aos alunos selecionados, conforme previsto no Acordo de Cooperação celebrado com a SEE-SP em 07/03/2017. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.ismart.org.br/processoseletivo/ até 11/06. A primeira fase compreende a realização de cadastro e teste online, com questões de Língua Portuguesa e Matemática.

 



 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Publicado em 27/02/2018

O principal objetivo da aplicação da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica como também a  MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes  é a motivação para aproximar os alunos do conhecimento científico,  articulando os conceitos a temas tecnológicos, científicos, sociais, ambientais e econômicos, contextualizando  esses conceitos para transformar as informações em conhecimento  a fim de atingir as competências e habilidades.

Site Oficial: http://www.oba.org.br